Nossos Projetos de Pesquisa

  • Empoderando as Escolas Públicas de Belém para o Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes:


  •  O enfrentamento da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, não obterá êxito se não houver o engajamento de toda a sociedade. A tarefa de atacar frontalmente este tipo de violência precisa envolver, não só o poder público, mas também outros atores sociais. É nesse contexto que entra um personagem importantíssimo: a escola. É fundamental que a escola consiga, por exemplo, reconhecer sinais de maus-tratos nas crianças e nos adolescentes. A escola deve e pode ser uma parceira de peso de todas as pessoas comprometidas com a luta contra a violência sexual. Ela deve e pode ajudar a romper o pacto de silêncio que ronda os crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

    Neste sentido buscar-se-á promover nas escolas a articulação de uma rede Infanto-juvenil para o enfrentamento da violência sexual, destinado à formação de crianças e jovens protagonista no enfrentamento deste tipo de violência; e realização de cursos voltados para qualificar a Comunidade Escolar para participar do Enfrentamento da violência sexual infanto juvenil.

    • Cartografia da Educação Especial nos Cursos de Licenciatura das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Pará
    As Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Pará (UFPA, UEPA e IFPA), juntas ofertam mais de trinta cursos de licenciatura, formando, portanto, grande parte dos professores que irão trabalhar nas redes de ensino, as quais inclusive pela força da lei assumem uma perspectiva inclusiva. Diante disso entendemos que é cada vez mais necessário a criação de caminhos conectados na formação inicial de professores que possibilitem a qualificação crescente para o fazer pedagógico inclusivo. Nesse sentido, a Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação apresenta este projeto de pesquisa-ação na área da educação especial/inclusão, com o propósito de cartografar, via estruturação dos projetos político-pedagógicos/curriculares dos cursos de licenciatura das IES públicas do Estado do Pará, os conhecimentos e suas bases epistemológicas referentes à educação especial/inclusão e com base nesse estudo propor ações de intervenção que visem qualificar os profissionais da educação para atuar em escolas inclusivas. 
    Portanto nos propomos a consolidar um grupo de pesquisa na área da educação especial/inclusão, objetivando o desenvolvimento de pesquisa e produção de conhecimento que incentivem a formação de especialistas em nível lato e stricto sensu para atuarem no atendimento educacional especializado..